Notícias de saúde

Novas descobertas auxiliam na prevenção de doenças do coração

18 de janeiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da University of Pennsylvania identificaram um gene que está associado a doenças do coração. A pesquisa também revelou que pessoas que possuem tipo sanguíneo O são naturalmente protegidas contra esses tipos de doenças.

Foram analisados DNAs de aproximadamente 19.800 pessoas. Desse número, 12.400 indivíduos sofreram de doença arterial coronária, causada por uma formação de placas que estreitam os vasos responsáveis por irrigar o coração. O restante dos participantes da pesquisa não padecia da mesma condição. Também foram comparados os DNAs de 5.800 pacientes de doença arterial coronária que tinham histórico de infarto e 3.600 pacientes que não tinham esse mesmo histórico.

O gene descoberto – o ADAMTS7 – está associado ao acúmulo de placas nas artérias do coração. Nos últimos anos foram descobertos aproximadamente 12 genes ligados a doenças cardiovasculares.

Os resultados da pesquisa também mostraram que o tipo sanguíneo O oferece uma proteção natural contra males que afetam o sistema cardíaco. Nos casos estudados, quando havia a formação de placas, a mesma enzima encontrada em pessoas com tipo O parecia proteger o coração contra infarto.

É importante lembrar que pessoas que podem ser geneticamente menos dispostas a sofrerem dessas doenças não podem descuidar da saúde. De acordo com o pesquisador Muredach P. Reilly, “pessoas com esse tipo sanguíneo parecem ter uma proteção branda contra infartos, mas os genes são apenas uma parte da história”. Indivíduos que possuem fatores de risco, como pressão alta e sobrepeso ainda podem sofrer infartos, independente do tipo sanguíneo ou presença de certos genes.

Essas novas descobertas podem levar a uma forma de tratamento especializada. Espera-se que no futuro o conhecimento da predisposição genética para doenças cardiovasculares auxilie médicos e pacientes no processo de prevenção de doenças e também em um acompanhamento especializado para aqueles que estão dentro do grupo de risco.

Fonte: WebMD 14 de janeiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários