Notícias de saúde

Vírus de Herpes de Grandes Símios é Potencialmente Transmissível ao Homem

PARIS, Set 14 (AFP) - Novos vírus de herpes associados al sarcoma de Kaposi, potencialmente transmissível ao homem, foram identificados por cientistas franceses em gorilas e chimpanzés da África Central, anunciou esta quinta-feira a revista científica "Nature".

Antoine Gessain, do Instituto Pasteur de Paris, e seus colegas do Centro Pasteur de Camarões e do Centro Internacional de Pesquisas Médicas do Gabão (CIRMF) fizeram esta descoberta ao decifrar a seqüência de um fragmento de vírus obtido a partir de amostras de sangue de 25 chimpanzés e cinco gorilas nascidos em estado selvagem.

Existem três subfamílias de vírus de herpes: alfa, beta e gama. Um destes vírus, o gama 2 ou radinovírus, associado ao câncer de pele conhecido pelo nome de sarcoma de Kaposi, já havia sido diagnosticado em uma forma muito parecida encontrada em alguns animais, entre os quais macacos de distintos continentes, mas até agora não havia sido encontrado em um símio antropóide, como o gorila ou o chimpanzé.

A equipe de cientistas identificou três entre os animais examinados. De todos os estudados até agora, esses vírus são os mais próximos das formas que afetam o homem.

Os riscos potenciais de contágio, que antes eram muito limitados, hoje estão cada vez mais presentes na África Central por causa da caça destinada a abastecer os mercados locais de carne de animais selvagens, em particular os grandes símios.

"Este problema surgiu verdadeiramente há dois ou três anos, quando o agravamento da situação sócio-econômica converteu a caça na única fonte de rendas para muitas pessoas", declarou Caroline Tutin, primatóloga do CIRMF, em um recente encontro realizado no Instituto Pasteur sobre o aparecimento de novas enfermidades.

O principal perigo de contágio não é o consumo de carne preparada e sim a transmissão por sangue, quando ocorrem mordidas ou ferimentos durante a caça ou esquartejamento do animal.

A Aids é muito provavelmente a primeira conseqüência deste tipo de contágio. Com o empobrecimento geral registrado na África, a carne de animais selvagens passou a ser mais barata do que a de gado, e está sendo cada vez mais vendida nos mercados do continente.

Agence France-Presse

Copyright 2000 Agence France-Presse. All rights reserved.

Faça o seu comentário
Comentários