Notícias de saúde

Remédios de controle do colesterol reduzem risco de artrite, diz estudo

16 de setembro de 2010 (Bibliomed). Pessoas que tomam medicamentos para controle do colesterol, chamados estatinas, parecem ter menor risco de desenvolverem artrite reumatoide - doença inflamatória das articulações, segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Avaliando dados de 1,8 milhões de usuários dos Serviços de Saúde de Maccabi, os especialistas observaram que a incidência de artrite reumatoide e osteoartrite era menor entre aqueles que usavam esse tipo de medicamento.

Publicados este mês na revista científica PLoS Medicine, os resultados indicaram que os riscos de desenvolver artrite reumatoide era 51% maiores entre os pacientes que não tomavam estatinas regularmente por pelo menos 80% do período de acompanhamento. E essa proteção contra a doença reumática pareceu ser ainda maior entre os pacientes mais jovens e aqueles que usavam de forma persistente as estatinas de alta eficácia. Em relação à osteoartrite, os pesquisadores observaram uma redução modesta no risco.

“O presente estudo demonstra uma associação entre a persistência com a terapia com estatinas e a redução do risco de desenvolver artrite reumatoide”, destacou o pesquisador Gabriel Chodick, que coordenou o estudo. “Estudos maiores, sistemáticos, controlados e prospectivos com estatinas de alta eficácia, particularmente em jovens adultos que apresentam maior risco de artrite reumatoide, são necessários para confirmar esses resultados e para esclarecer a natureza exata da relação biológica entre a adesão à terapia com estatinas e a incidência de artrite reumatoide”, concluiu o especialista.

Fonte: PLoS Medicine. 7 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários