Notícias de saúde

Dormir pouco pode engordar, aponta pesquisa

03 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os jovens que querem perder peso deveriam passar mais tempo dormindo, de preferência, pelo menos oito horas por noite. É o que sugere um estudo americano publicado nesta semana na revista científica Sleep.

De acordo com a pesquisadora Susan Redline, que coordenou o estudo, curtos períodos de sono podem alterar cronicamente os padrões alimentares dos jovens, principalmente das mulheres. “O aumento relativo no consumo de gorduras entre aqueles que dormem menos, de 2,2% por dia, pode contribuir para aumentos cumulativos no consumo de energia, o que aumentaria os riscos de obesidade e doença cardiovascular”, destaca a especialista.

Avaliando 240 jovens com idades entre 16 e 19 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que dormiam menos de oito horas por noite durante a semana comiam maiores proporções de alimentos gordurosos do que aqueles que dormiam mais de oito horas todas as noites. E, para cada hora a mais de sono, a probabilidade de os participantes consumirem grandes quantidades de calorias de petiscos caía em 21%. Além disso, os resultados mostraram que a curta duração do sono também altera o horário da alimentação, o que “pode ser um estresse metabólico que contribui para disfunções metabólicas”.

Os especialistas explicam que reduções no tempo de sono podem alterar a taxa metabólica e afetar a produção de leptina e grelina - hormônios que regulam o apetite. E a restrição do sono também “pode aumentar as oportunidades para comer, iniciar respostas ao estresse que promovem comportamentos de busca por recompensa, como a ingestão de alimentos, e reduzir a motivação para fazer exercícios”. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação e para determinar as razões da diferença entre homens e mulheres nesse sentido.

Fonte: Sleep. 01 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários