Notícias de saúde

Ioga pode ajudar na recuperação de mulheres com câncer de mama, diz estudo

20 de agosto de 2010 (Bibliomed). Participar de aulas especiais de ioga durante e após o tratamento do câncer de mama pode fazer toda a diferença na recuperação das mulheres com a doença, segundo recente estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. De acordo com os pesquisadores, a Iyengar ioga pode ser praticada por pessoas com dificuldades nos exercícios físicos e traz benefícios físicos e psicológicos para os praticantes, especialmente nos casos de câncer.

Publicados na edição prévia de setembro/outubro da revista Cancer Nursing, os resultados indicaram que pacientes com câncer de mama que passaram por um programa de 12 semanas de ioga apresentaram significativos benefícios para a saúde física e mental. Mais de 90% das participantes relataram melhorias na qualidade de vida, 88% disseram se sentir melhor fisicamente, 87% se sentiam mais felizes, e 80% estavam menos cansadas.

As análises indicaram, ainda, que essa abordagem estaria associada a uma melhoria na imagem pessoal das pacientes, além de uma redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. “Isso é significativo, considerando que os tratamentos do câncer de mama, frequentemente, deixam as mulheres com dores, imobilizadas, cansadas e deprimidas”, destacou a pesquisadora Amy Speed-Andrews.

De acordo com a especialista, os resultados são muito importantes em um contexto em que a constante melhoria da triagem e do tratamento do câncer de mama tem levado ao crescimento do número de mulheres que sobrevivem à doença. “Neste estudo piloto de sobreviventes de câncer de mama participando de Iyengar ioga, descobrimos melhorias na qualidade de vida e no funcionamento psicossocial”, destacou a pesquisadora. “Os enfermeiros podem considerar a ioga como uma possível estratégia de intervenção para ajudar as sobreviventes do câncer de mama”, concluiu.

Fonte: Cancer Nursing. Edição prévia de setembro/outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários