Notícias de saúde

Estudo ajuda a explicar como a falta de sono provoca enxaquecas

25 de junho de 2010 (Bibliomed).  Não dormir o suficiente ou ter hábitos ruins de sono pode desencadear a enxaqueca ou aumentar a frequência dessas dores de cabeça. Agora, um novo estudo da Universidade do Estado do Missouri, nos Estados Unidos, pode ajudar a explicar os mecanismos biológicos envolvidos nessa relação.

Em testes com ratos, os cientistas observaram que a perda do sono REM - período do sono no qual sonhamos - provoca alterações na expressão de proteínas que suprimem ou desencadeiam a dor crônica. Os roedores que ficaram sem dormir secretaram altos níveis de proteínas que “despertavam” o sistema nervoso e baixos níveis de proteínas que o “desligava”, contribuindo para a dor. “Em situações estressantes, como a privação do sono, essas proteínas de excitação ocorrem em níveis que são altos o suficiente para desencadear a dor”, explicou o pesquisador Paul Durham.

Apresentados neste mês no encontro da Sociedade Americana de Cefaleia, os resultados indicaram que ratos que ficaram três dias seguidos sem dormir tinham um aumento na expressão das proteínas p38 e PKA, que ajudam a regular a resposta sensorial nos nervos faciais que podem cumprir um papel chave na enxaqueca. Além disso, a perda de sono REM desencadeava a expressão da proteína P2X3, associada ao início da dor crônica.

“Pessoas com dores de cabeça, frequentemente, têm dificuldades de sono. É fácil ver como muitas noites de sono interrompido podem deixar as pessoas mais suscetíveis ao desenvolvimento de um estado de dor crônica”, destacaram os pesquisadores, acrescentando que os resultados são importantes para entender os mecanismos moleculares envolvidos na relação, o que pode ajudar no desenvolvimento de novas drogas para prevenção e tratamento da enxaqueca.

Os especialistas ressaltam, ainda, a importância de uma rotina saudável de sono, pois dormir demais de uma só vez e os cochilos irregulares durante o dia podem desencadear as dores de cabeça. “A rotina de sono é importante. Pessoas com enxaqueca precisam ir para a cama na mesma hora e se levantar na mesma hora todos os dias. Se a pessoa acorda às 6h todos os dias durante a semana, ela precisa fazer o mesmo aos sábados e domingos”.

Fonte: American Headache Society. Press release. 24 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários