Notícias de saúde

Riscos de derrame passam dos pais para os filhos, indica estudo

09 de março de 2010 (Bibliomed). Os riscos de ter um derrame são maiores entre as pessoas cujos pais já sofreram um AVC, segundo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, os resultados indicam que o derrame dos pais pode ser um novo fator de risco importante para os derrames, e que os médicos devem estar atentos ao histórico familiar dos pacientes para a recomendação de abordagens preventivas.

As análises incluíram mais de 3,4 mil pessoas inicialmente livres de derrames, dentre as quais 128 sofreram este evento cerebrovascular no decorrer do estudo (40 anos), assim como 106 pessoas entre seus pais e mães. E os resultados indicaram que as pessoas cujos pais sofreram derrame aos 65 anos de idade tinham duas vezes maiores chances de terem um derrame em qualquer idade, e quatro vezes maior risco de ter esse problema em torno dos 65 anos de idade. De acordo com os autores, essa relação seria ainda mais forte quando a mãe sofria um AVC e o filho apresentava outros fatores de risco.

"O estudo mostra que o derrame dos pais aos 65 anos é um poderoso fator de risco para o derrame do filho", disse a pesquisadora Sudha Seshadri. "Acreditamos que o histórico de derrame dos pais deveria ser incluído aos outros fatores de risco na avaliação do risco de derrame de uma pessoa", acrescentou a especialista, destacando que isso parece ser tão importante quanto a pressão alta em termos de fatores de risco.

Além disso, o estudo indicou que o tipo de derrame sofrido pelos filhos tem uma relação com o derrame dos pais. Um exemplo disso é que 74 pais sofreram derrame isquêmico - o tipo mais comum de derrame, resultado de um bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro -, e 106 filhos tiveram este mesmo evento cerebrovascular. "Olhamos para isso em termos de que tipo de derrame os pacientes tiveram, que tipo os filhos tiveram, e esse padrão pareceu verdade para todos os tipos", revelaram os pesquisadores.

Fonte: Circulation: Journal of the American Heart Association. Edição prévia de 23 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários