Notícias de saúde

Crianças vacinadas contra a gripe têm maior risco de hospitalização por gripe, diz estudo

22 de maio de 2009 (Bibliomed). A vacina com o vírus da gripe inativo, que deveria proteger contra o problema, aumenta significativamente os riscos de as crianças serem hospitalizadas com gripe, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Sociedade Torácica Americana, em San Diego, EUA. E, apesar de a vacina parecer ineficaz particularmente em asmáticos, seus efeitos ainda são desconhecidos.

“As preocupações de que a vacinação pode estar associada a exacerbações da asma foram desmentidas com vários estudos no passado, mas a eficácia da vacina não é bem estabelecida”, explica o pesquisador Avni Joshi, da Mayo Clinic, destacando os objetivos do estudo.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e a Academia Americana de Pediatria recomendam a vacinação anual contra gripe para todas as crianças dos seis meses aos 18 anos de idade. E o Programa Nacional de Prevenção e Educação em Asma do país também recomenda a vacinação anual de crianças asmáticas com mais de seis meses.

Para avaliar se a imunização com a vacina inativada trivalente reduz as hospitalizações por gripe, 263 crianças foram acompanhadas por pesquisadores da Mayo Clinic dos seis meses aos 18 anos – todas elas com gripe confirmada em laboratório no período entre 1996 e 2006.

E os resultados indicaram que crianças que haviam recebido a vacina da gripe tinham três vezes maior risco de serem hospitalizadas, comparadas às crianças que não haviam recebido a imunização. Além disso, entre os asmáticos, a aplicação da vacina também foi associada a maiores chances de hospitalização.

“Enquanto essas descobertas levantam questões sobre a eficácia da vacina, elas, na verdade, não a (a vacina) implicam como uma causa das hospitalizações”, ressaltou o pesquisador. “Mais estudos são necessários para avaliar não apenas a imunogenicidade, mas também a eficácia de diferentes vacinas de influenza em sujeitos asmáticos”, completou o autor do estudo.

Fonte: American Thoracic Society. News release. 19 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários