Notícias de saúde

“Enxaqueca menstrual” pode começar na adolescência, indica estudo

03 de abril de 2009 (Bibliomed). A associação entre menstruação e enxaquecas pode começar a se tornar evidente durante a adolescência, segundo estudo do Children's Hospital Medical Center, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a “enxaqueca menstrual” é bem estabelecida em populações adultas, mas essa ralação é pouco explorada entre os adolescentes.

Os especialistas avaliaram as características das dores de cabeça em 896 garotas com idades entre nove e 18 anos – 50% que já haviam começado a menstruar, e 37% que reportavam sofrer dores de cabeça no período menstrual. E descobriram que mais de 63% daquelas que reportavam um padrão menstrual notavam que a enxaqueca iniciava no período que ia de dois dias antes a três dias após o início do período menstrual

Além disso, 160 participantes disseram sofrer mensalmente das dores de cabeça, apesar de ainda não terem um período menstrual ou terem apenas começado a menstruar. E os sintomas associados à enxaqueca eram maiores entre aquelas que sofriam dessa condição durante o período menstrual, comparado com as garotas sem a “enxaqueca menstrual”.

Com esses resultados, os pesquisadores concluíram que esse tipo de enxaqueca começa antes do início da menstruação, “o que implica que a enxaqueca relacionada à menstruação é um evento hormonal sensível às flutuações nos níveis hormonais que podem preceder a menstruação”.

Fonte: Headache. Março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários