Notícias de saúde

Grã-Bretanha Estuda Proteção Para Pesquisa de Biotecnologia

LONDRES (Reuters Health) - O governo da Grã-Bretanha considera a possibilidade de criar uma nova legislação para proibir ataques de manifestantes em favor dos direitos dos animais contra laboratórios de pesquisa médica, cientistas e acionistas de companhias.

De acordo com o porta-voz do gabinete do Ministério do Interior, "estamos considerando a legislação para formas mais sutis de constrangimento, depois dos ataques contra os acionistas do Hundington Life Science Laboratory (HLS, Laboratório de Ciência da Vida Hundington), em Cambridge, ocorridos em julho e novamente na semana passada".

O porta-voz disse ainda que estão "preocupados com uma pequena minoria de manifestantes que tem obtido detalhes pessoais dos acionistas das companhias de biotecnologia e os ameaça pessoalmente, cercando e jogando bombas em suas casas". O governo, a polícia e os cientistas vão se encontrar novamente em novembro para analisar a legislação e dar prosseguimento às discussões preliminares de julho.

Uma série de ataques foi feita recentemente contra os acionistas do Banco NatWest, que emprestou 24 milhões de libras (aproximadamente 37,8 milhões de dólares) ao Huntingdon Life Sciences. Na semana passada, os nomes e os endereços dos acionistas do banco foram expostos em cartazes pelos manifestantes em toda área de Cambridge.

O ex-primeiro-ministro John Major apelou pelo fim dos ataques na sua primeira região eleitoral, Cambridgeshire.

O maltrato de animais no Huntingdon Life Sciences Laboratory no passado foi comprovado por reportagens da imprensa, como em 1997, quando uma equipe da televisão do Channel 4 usou câmeras escondidas no laboratório.

A reportagem mostrou que os tratadores de animais maltratavam os cachorros, atirando um cão beagle contra a parede e chutando outros.

O Royal Bank da Escócia, atual proprietário do NatWest, está reconsiderando o empréstimo ao Huntingdon em consequência das cláusulas éticas do banco que "não apóiam experimentos desnecessários em animais".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários