Notícias de saúde

Boa forma na infância protege contra obesidade e pressão alta na idade adulta

12 de janeiro de 2009 (Bibliomed). O condicionamento físico de uma pessoa na infância pode influenciar diversos fatores de sua saúde na idade adulta, segundo estudo da Universidade de Oslo, na Noruega. De acordo com os autores, pessoas com melhor forma física aos 13 anos de idade são menos propensas a serem obesas e a terem pressão alta no início da idade adulta.

Os pesquisadores avaliaram mais de mil pessoas, que foram acompanhadas desde o ano de 1979, quando tinham 13 anos de idade. E observaram que aqueles com melhor desempenho em testes na bicicleta ergométrica na infância tinham menos chances de serem obesos ou ter hipertensão aos 20 e aos 30 anos de idade. E aos 40 anos, esse efeito já não seria tão significativo, visto que outros fatores do estilo de vida passam a afetar mais sua saúde.

De acordo com os especialistas, os resultados sugerem a importância de se manter bons hábitos, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas desde a infância até depois da meia-idade. Porém eles lembram que o condicionamento físico não é questão apenas de exercícios, tendo uma boa participação, por exemplo, da genética.

Muitos estudos sobre essa relação não trazem evidências claras sobre essa o impacto das atividades físicas na infância para os adultos, principalmente porque o nível de atividades físicas é medido através de entrevista. Usando testes de condicionamento físico, os pesquisadores observaram a importância dos exercícios na infância para a prevenção da obesidade e hipertensão na idade adulta.

Fonte: Pediatrics. Janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários