Notícias de saúde

Estudo associa dores de cabeça à depressão

07 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo realizado pelo National Headache Foundation, nos Estados Unidos, confirma a relação entre dores de cabeça e depressão. Em pesquisa conduzida pela internet, 42% dos participantes disseram acreditar que as dores de cabeça e a depressão estão associadas, e 53% acreditam que suas dores de cabeça começaram antes do desenvolvimento da depressão.

De acordo com os especialistas, a relação entre cefaléia e depressão tem sido bastante documentada, porém há ainda a necessidade de encontrar evidências de como essas duas condições estão correlacionadas. 

No estudo, 80% das pessoas com dores de cabeça frequentes indicaram que sofrem sintomas de depressão, mas apenas 52% foram diagnosticadas por um médico e metade nunca recebeu tratamento com medicamentos. “Essas estatísticas são similares à minha própria pesquisa em que a incidência de enxaqueca e depressão pode ser duas vezes mais alta do que se acreditava anteriormente”, destacou o pesquisador Gary E. Ruoff.

A pesquisa também indicou que 71% dos respondentes se sentem mais depressivos quando estão com dor de cabeça e 92% considerariam a vida mais feliz se não tivessem mais dores de cabeça. Entre os sintomas de depressão mais citados, estavam perda de energia (71%), dificuldade para dormir ou dormir demais (75%), perda de interesse ou prazer em atividades que gostava antes (68%), tristeza e dificuldade de concentração (67%).

Para evitar essa infelicidade das pessoas que sofrem das duas condições, melhorando sua qualidade de vida, os especialistas recomendam o diagnóstico e o tratamento precoce da depressão. “A identificação e o tratamento da depressão nos estágios iniciais podem retardar a progressão da enxaqueca e da depressão a altos níveis de severidade, e pode deixar ambas mais fáceis de serem tratadas”, concluiu Ruoff.

Fonte: National Headache Foundation. 05 de dezembro de 2008.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários