Notícias de saúde

Londres Vai Sediar "Maior" Evento de Ciência Desde 1851

Por Patrícia Reaney

LONDRES (Reuters) - Os cientistas vão mostrar os mistérios da mente e explicar as maravilhas da biotecnologia durante o que está sendo chamado de maior festival britânico de arte e ciência desde a Grande Exposição de 1851.

O festival Creating Sparks será realizado entre 6 a 30 de setembro e a abertura oficial do evento deve contar com a presença da princesa Anne, filha da Rainha Elizabeth.

A conferência anual da Associação Britânica para o Avanço da Ciência vai dar início ao evento de 24 dias, que deve incluir pesquisas científicas, participação pública em experimentos, debates, concertos e workshops.

Para marcar o milênio, a conferência anual da associação britânica acontece em Londres pela segunda vez em 164 anos de história e será unificada com a arte para mostrar como cientistas e artistas vão moldar o futuro.

O lord Oxborough, reitor do Imperial College London, descreveu o festival como o maior desde que milhões de visitantes estiveram na capital britânica para a Grande Exposição, há 150 anos.

"A mensagem desse festival é que em nenhum momento da civilização ela foi mais dependente da ciência que hoje", disse Oxborough em entrevista coletiva.

Conforme os organizadores, cerca de 400 cientistas vão apresentar pesquisas em assuntos que vão desde como os vulcões funcionam e a ciência da idade até como a Internet nasceu.

"Moldando o futuro é o tema-chave (do festival)", disse o geneticista britânico sir Walter Bodner.

Durante o evento, o público será chamado a tomar parte em experimentos de larga escala para verificar a memória de curto prazo, preferências no uso da mão esquerda e direita e as 37 espécies de bicho-de-conta existentes na Grã-Bretanha.

Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, espera testar a memória de 3 mil pessoas com uma máquina sensível ao toque do tamanho de uma cabine de telefone que vai registrar o quanto as pessoas lembram de pares e padrões.

Quem tem fobia de tecnologia não precisa se preocupar. "É extremamente simples", disse Wiseman.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários