Notícias de saúde

Restrição de calorias pode atrapalhar o combate a gripes e resfriados

28 de novembro de 2008 (Bibliomed). Pessoas que fazem dieta podem ter mais dificuldades em combater gripes e resfriados, segundo estudo da Universidade do Estado de Michigan. Publicados na edição de novembro do Journal of Nutrition, os resultados indicaram que ratos em dieta de restrição de calorias tinham mais chances de morrer nos primeiros dias de infecção do que aqueles com alimentação normal.

De acordo com os autores, os ratos com dieta de restrição de calorias – redução de 40% na ingestão de calorias – tinham maior suscetibilidade à gripe, e seu organismo não estava preparado para produzir a quantidade de células “natural killer” (exterminadoras naturais) necessária para combater o estresse de lutar contra uma infecção.

“Se você é exposto a uma nova linhagem de influenza, para o qual o organismo não produziu anticorpos adequados para proteger você da infecção, seu corpo deve confiar em células que irão matar os vírus” explicam os autores. “As células ‘natural killer’ são importantes no controle dos estágios iniciais da infecção viral, porque elas agem rapidamente uma vez que encontram células infectadas”, acrescentou a professora Elizabeth Gardner, líder do estudo.

No estudo, tanto ratos que se alimentavam normalmente quanto aqueles com restrição de calorias apresentaram redução do apetite enquanto infectados. Porém, aqueles com restrição calórica levavam mais tempo para recuperação e apresentaram maior mortalidade, perda de peso e outros efeitos negativos.

“Nossa pesquisa mostrou que ter o corpo preparado para combater um vírus levará a uma recuperação mais rápida e efeitos menos graves do que se houver restrição de calorias”, disse a especialista. “Os adultos podem restringir calorias de suas dietas durante oito meses no ano, mas, durante os quatro meses de temporada de gripe, eles precisam estar preparados. Você precisa de reservas para seu organismo estar pronto para qualquer estresse adicional, incluindo o combate a um vírus”, alerta.

Os especialistas destacam que o modelo usado na pesquisa permite que os resultados sejam aplicados aos humanos, principalmente crianças e idosos, que normalmente ingerem menos calorias. Os pesquisadores estão investigando, agora, os mecanismos responsáveis pela diminuição da função imunológica durante a restrição de calorias.

Fonte: EurekAlert. Public release. 25 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários