Notícias de saúde

Cientistas identificam mecanismo ligado à disseminação do câncer

05 de novembro de 2008 (Bibliomed). Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido descobriram dois processos chave que permitem que as células de câncer mudem sua forma de se movimentar para a disseminação do câncer para outras partes do corpo (metástase). A esperança é que a descoberta ajude no desenvolvimento de novas terapias que ajudem a conter a metástase e curar o câncer.

“A disseminação das células de câncer de uma parte do corpo para outra é uma das maiores causas de morte por câncer. Explicando uma parte chave desse processo, nossa pesquisa traz uma nova esperança para futuras terapias de combate ao câncer”, destacaram os autores.

Em laboratório, os cientistas descobriram que as células de melanoma – tipo agressivo de câncer de pele – rapidamente alternam entre uma forma arredondada e uma forma mais alongada, ajudando-as a se mover por diferentes ambientes e lidar com situações diversas. As análises mostraram que a constante competição entre duas proteínas, chamadas Rac e Rho, permite às células doentes a mudança de forma e a disseminação pelo corpo.

No estudo, os especialistas puderam ver os dois tipos de células em tumores vivos. E os testes mostraram, por exemplo, que as células com formato mais arredondado têm mais durabilidade para sobreviver na corrente sangüínea do que as células mais esticadas.

Os pesquisadores destacam que os dois tipos de movimento já tinham sido observados em células tumorais, mas os mecanismos ligados a essa mudança de formato ainda não haviam sido identificados. Agora, a descoberta do processo mediado pela competição ente as duas proteínas pode permitir a identificação de novos alvos para o desenvolvimento de drogas mais eficazes.

Fonte: BBC News. 31 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários