Notícias de saúde

Dia Nacional de Combate ao Fumo – Tabagismo é maior fator de risco para câncer de pulmão

29 de agosto de 2008 (Bibliomed). Nesta sexta-feira, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo 2008 sob o tema “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”. A campanha organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pelo Ministério da Saúde visa alertar para os perigos do tabagismo, incluindo o do fumo passivo.

O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Segundo especialistas da clínica oncológica Oncocamp, em Campinas, esse hábito pode aumentar o risco em até 30 vezes em tabagistas de longa data e de 30% a 50% em fumantes passivos. Além disso, parece ser o maior responsável por mais de 90% dos casos de câncer pulmonar em homens e cerca de metade dos casos entre as mulheres.

Terceira maior causa de câncer no Brasil – perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma e o de mama – o câncer de pulmão é o primeiro em mortalidade – responsável por cerca de 12,5% das mortes por câncer no país. E, segundo dados do INCA, a estimativa de novos casos para 2008, válida também para 2009, é de mais de 466 mil pacientes.

O médico oncologista Juvenal Antunes de Oliveira Filho explica que “a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13% e 21%”, ou seja, menos de um quinto dos pacientes sobrevivem cinco anos após o diagnóstico da doença. Situação que poderia ser explicada pelo fato de mais de 70% dos casos no Brasil serem diagnosticados em fase avançada.

De acordo com especialistas, esse tipo de câncer pode ser curado em estágios iniciais e muitos pacientes poderiam se beneficiar do tratamento quimioterápico se houvesse um diagnóstico precoce, com aumento das taxas de sobrevida e melhora dos sintomas.

Nesse sentido, o oncologista defende que a campanha é importante também para “passar à diante o que há de mais novo no que diz respeito ao tratamento e crescimento da doença”.

“Enquanto esforços são direcionados para o seu tratamento, deve-se pensar, ao mesmo tempo, e até com mais rigor, em medidas populacionais de combate ao tabagismo, como profilaxia primária de controle do câncer de pulmão”, concluiu.

Fonte: Macchina de Comunicação. Press Release – 25 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários