Notícias de saúde

Peso muito baixo ao nascer poderia aumentar risco de autismo

08 de abril de 2008 (Bibliomed). Um parto muito prematuro pode ser um fato de risco importante para a ocorrência de autismo, segundo um novo estudo da Univeridade McGill e da Escola de Medicina de Harvard, publicado na revista médica especializada Pediatrics de Abril de 2008.

A pesquisa analisou bebês que nasceram com idade gestacional de 23 a 30 semanas, e peso inferior a 1,5 kg. Noventa e uma crianças com estas características foram incluídas no estudo. Além dos testes de desenvolvimento normais, as crianças foram avaliadas em busca de sinais de autismo entre as idades de 18 e 24 meses.

Nos resultados encontrados, verificou-se que 23 das 91 crianças (25%) apresentaram resultados anormais nos testes para comportamentos associados ao autismo. Os meninos tiveram seis vezes mais possibilidade do que as meninas de apresentarem um resultado anormal nestes testes. Além disso, quanto menor foi a idade gestacional e o peso ao nascimento, maior a ocorrência de teste anormais para autismo.

O maior fator único causal para um teste positivo de autismo foi a ocorrência de inflamação, geralmente causada por infecção bacteriana ocorrida antes ou durante o trabalho de parto.

Fonte: Pediatrics, April, 2008; vol 121: pp 758-765.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários