Notícias de saúde

Dermatite atópica e sua repercussão nas crianças

03 de outubro de 2007 (Bibliomed). Um artigo, publicado na revista Pediatrics, em setembro deste ano, apresentou os resultados de um estudo feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, a respeito da dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença de pele, cuja causa principal é a alergia. A cada ano, inúmeros casos dessa doença são registrados, especialmente entre as crianças. Os problemas associados a essa enfermidade, assim como as implicações na qualidade de vida de seus portadores, são comparáveis àqueles observados em pacientes com doenças crônicas.

Os investigadores analisaram as consultas decorrentes da dermatite atópica aos serviços de pediatria, nos Estados Unidos, no período de 1997 a 2004. Procuraram avaliar os motivos que levaram o paciente à consulta, assim como as mudanças no tratamento ao longo do tempo.

Segundo as análises, durante o período estudado, 7,4 milhões de consultas devido à dermatite atópica foram registradas. Evidenciou-se, inclusive, um aumento significativo a cada ano, de novos casos da doença.

Ao se analisar os medicamentos usados, os corticóides ainda são considerados como medicamentos de primeira linha, no tratamento da dermatite atópica.

A razão do aumento do número de casos de dermatite atópica ao longo dos últimos anos é um fato que ainda deve ser mais estudado. Mudanças ambientais e alimentares podem estar envolvidas neste aumento, mas ainda são necessárias mais investigações.

Fonte: Pediatrics; 120 (3): e527 – e534 (September 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários