Notícias de saúde

Internet pode ser útil para tratar a dor crônica e stress laboral

27 de setembro de 2007 (Bibliomed). O advento da internet, na segunda metade do século passado, trouxe inegáveis facilidades e benefícios para a população. A massificação do uso de computadores permitiu o acesso de grande parcela de indivíduos a informações variadas, inclusive sobre saúde. A exploração positiva da internet envolve atualmente a realização de conferências e consultas on line, a busca por inovações e avanços no diagnóstico e condução de doenças, dentre outros aspectos.

Um programa da internet, que orienta a reabilitação de enfermos portadores de dor crônica e/ ou síndrome do esgotamento profissional (burnout), foi avaliado por um pesquisador sueco da Uppsala University, que publicou um estudo na revista International Journal of Rehabilitation Research, em Setembro de 2007. O programa apresenta duração de 20 semanas, baseando-se em 19 filmes acerca de diferentes temas relacionados a práticas que garantam melhora da capacidade produtiva, reabilitação profissional e incremento nos indicadores de saúde individual.

Após um ano da participação no programa, 25 indivíduos responderam a um questionário sobre sua condição atual no trabalho. Durante o mesmo período, o mesmo número de participantes recebeu terapia convencional. Os resultados apresentados revelaram que não houve diferença dentre os grupos, quanto aos níveis de saúde e estresse profissional. Por sua vez, a complementação da terapia através do programa de reabilitação oferecido pela internet resultou em melhora da capacidade produtiva em 52% dos participantes, em comparação com apenas em 13% dos que receberam somente o tratamento convencional.

O programa de reabilitação, fornecido pela internet, para complementação do tratamento de indivíduos portadores de dor crônica ou da síndrome de burnout, é útil garantindo um incremento da capacidade laborativa desses indivíduos.

Fonte: Int J Rehabil Res. 2007; 30 (3): 231 – 234 (Sep).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários