Notícias de saúde

Alimentação rica em carnes e doces eleva o risco de câncer de mama

14 de Agosto de 2007 (Bibliomed). O câncer de mama é uma doença grave que costuma atingir mulheres mais comumente a partir da sexta década de vida. A história familiar do tumor, exposição à radiação e situações de aumento dos níveis sanguíneos de hormônios sexuais são alguns dos fatores de risco para o câncer mamário. A cura da doença pode ser atingida perante a identificação precoce do tumor e instituição das medidas adequadas de tratamento.

O consumo excessivo de carnes e doces pode elevar em até 60%, a chance de ocorrência do câncer mamário em mulheres idosas, conforme revela estudo da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de Julho deste ano. Este aumento no risco de surgimento do tumor é significativo, quando comparado à freqüência da doença observada em mulheres que ingerem regularmente dieta rica em vegetais, soja e peixe fresco.

A pesquisa incluiu a participação de 1.459 mulheres com diagnóstico de câncer de mama, bem como de 1.556 voluntárias saudáveis. Após um acompanhamento de 5 anos, verificou-se que o risco de surgimento do tumor era maior dentre as mulheres que cultivam o hábito de alimentar-se com carnes e doces, em relação as que afirmavam ter dieta composta por vegetais. Tais achados foram observados especialmente dentre as mulheres que se encontravam no período pós-menopausa.

A coexistência de obesidade associou-se com o dobro de risco de ocorrência do tumor mamário nas mulheres climatéricas. A dieta composta por carnes e doces também se relacionou com aumento da chance de surgimento de câncer de intestino, diabetes mellitus e doenças do coração.

Assim, os autores concluem que o consumo de dieta saudável pode contribuir na redução do risco de câncer de mama, além de garantir proteção contra diversas outras enfermidades.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, July 2007.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários