Notícias de saúde

Estudo das opções de tratamento da artrite reumatóide

03 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A artrite reumatóide é uma enfermidade reumatológica crônica, caracterizada por um processo inflamatório que atinge as articulações. Nas fases avançadas resulta em destruição articular e surgimento de deformidades, culminando em limitação da capacidade física, com impacto negativo na qualidade de vida. A terapia sintomática da doença envolve o uso de fármacos com ação antiinflamatória e analgésica, os quais possuem pouca repercussão na história natural da artrite reumatóide.

Um editorial publicado na revista BMJ, em Julho de 2007, abordou as recentes opções medicamentosas disponíveis para o tratamento da artrite reumatóide. As drogas que atuam bloqueando ou diminuindo a produção de elementos pró-inflamatórios, constituem a vanguarda terapêutica. Nas últimas duas décadas houve um aprimoramento dos fármacos classificados como modificadores da história natural da artrite reumatóide, os quais possuem um efeito teórico de desacelerar ou mesmo reverter algumas complicações típicas dos estágios avançados da enfermidade.

No entanto, ressalta-se, que nem todos os pacientes portadores de artrite reumatóide, que recebem estas novas medicações, acabam por ter evidências clínicas e laboratoriais dos seus postulados benefícios. Diversas pesquisas estão sendo conduzidas em todo o mundo, no intuito de definir o manejo terapêutico ótimo para cada perfil de paciente com artrite reumatóide, em diferentes estágios.

Assim, conclui-se que a identificação correta da enfermidade, seguida pela instituição do tratamento adequado, são medidas produtoras de melhor prognóstico da artrite reumatóide.

Fonte: BMJ  2007; 335 (7610): 56 – 57 (14 July).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários