Notícias de saúde

Descoberta planta que pode ser útil no controle do diabetes

27 de julho de 2007 (Bibliomed). O controle adequado dos níveis de glicose no sangue é o principal alvo desejado por médicos e pacientes, portadores de diabetes. As tentativas para se alcançar esse objetivo são feitas com o emprego de dietas hipocalóricas e medicamentos hipoglicemiantes, mas nem sempre essa meta é conseguida com grande êxito.

Pesquisadores americanos de Ohio e colaboradores testaram a eficácia de uma planta, conhecida popularmente como Ponkoranti, cujo nome científico é Salacia oblonga, no controle do nível glicêmico, após refeições com altas taxas de carboidratos. A Ponkoranti é uma planta de origem indiana e utilizada por nativos há muitos anos para o controle da glicose sangüínea. Além dessa propriedade, sugere-se que também a sua utilização seja eficaz, como um método inibidor do ganho de peso. Os resultados da pesquisa foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition, de julho deste ano.

Para a realização do estudo foram selecionados 66 indivíduos diabéticos, que receberiam 240 ou 480 mg de extratos de Salacia oblonga após as refeições. Dosagens de glicose e insulina seriam feitas antes das refeições e 3 horas após a ingestão do extrato.

De acordo com os resultados obtidos, a utilização da planta demonstrou ser realmente eficaz no controle dos níveis de glicose após as refeições, assim como também reduziu a resposta insulínica nos pacientes que a receberam, comparativamente aos controles. Os achados apontam para um novo tratamento a ser utilizado para pacientes portadores de diabetes no controle dos níveis de glicose sangüínea após as refeições.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition; 86(1): 124 – 130 (July 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários