Notícias de saúde

Pais fumantes originam problemas respiratórios nos filhos

12 de julho de 2007 (Bibliomed). Um dos potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias, em crianças, é a presença de pais fumantes. Observa-se nessas crianças, um elevado número de casos de asma, entre outras doenças alérgicas.

Apesar dessa constatação, um artigo publicado pelo BMC health services research, em junho deste ano, demonstrou que, contrariamente ao esperado, crianças com pais fumantes não costumam utilizar com maior freqüência os serviços de atendimento de saúde, mesmo em se tratando de problemas respiratórios.

O estudo baseou-se em questionários e levantamento de dados do projeto Prevention and Incidence of Asthma and Mite Allergy (PIMA).

Ao todo, 3.564 crianças, com idade de 4 anos, foram avaliadas, sendo a maior prevalência de distúrbios respiratórios observados entre aquelas que possuíam pais fumantes. Os sintomas eram mais comuns nos filhos de mães que fumaram durante a gravidez. Entretanto, os filhos de pais não tabagistas, tiveram a mesma utilização dos serviços de saúde, para a solução de problemas respiratórios e alérgicos

Os autores consideram que as informações sobre o hábito de fumar dos pais, devem ser exploradas quando das visitas regulares ao médico. Esta seria uma forma de tentar conscientizar os cuidadores sobre a importância da interrupção e dos prejuízos causados a sues filhos no caso da permanência do tabagismo.

Fonte: BMC health services research; 7 (1): 83 (Jun 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários