Notícias de saúde

Tabagismo eleva risco de câncer de mama em mulheres sem filhos

06 de julho de 2007 (Bibliomed). O consumo de cigarros é fator de risco, para uma série de enfermidades que atingem vários sistemas orgânicos, tais como o cardiovascular e respiratório. Os produtos tóxicos, presentes na composição do fumo, com destaque para a nicotina, possuem alto potencial cancerígeno, estando o tabagismo relacionado com a ocorrência de câncer de pulmão, tumores de cabeça e pescoço e com outros cânceres.

Achados epidemiológicos inconsistentes relacionam o risco de surgimento de tumor da mama, com o consumo de cigarros, correlacionado ao perfil reprodutivo da mulher. Com o objetivo de esclarecer adequadamente esta associação, um grupo de investigadores publicou estudo na revista American Journal of Epidemiology. A pesquisa incluiu 906 pacientes, com diagnóstico de câncer mamário, sendo avaliado o status reprodutivo e o hábito de fumar destas, na época da identificação do tumor.

Os resultados divulgados demonstraram que o tabagismo, eleva em cerca de 3% o risco de surgimento de câncer de mama, em mulheres nulíparas, ou seja, que nunca tiveram filhos. Da mesma maneira, o início precoce do hábito de fumar, contribui para o aumento do risco de tumor na mama, em mulheres nulíparas, quando comparadas àquelas que já tiveram filhos.

Dessa forma, os autores concluem que há uma maior sensibilidade da mama feminina a compostos presentes no tabaco, durante a adolescência e a fase adulta inicial. O tabagismo, iniciado antes da primeira concepção, associa-se a maior chance de ocorrência de câncer na mama.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 166 (1): 55 – 61

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários