Notícias de saúde

Cálcio e vitamina D na prevenção do câncer de intestino

17 de maio de 2007 (Bibliomed). Muitos estudos têm sido realizados para identificar os fatores responsáveis pelo câncer de cólon e reto, bem como os implicados na sua proteção.

O American Journal of Epidemiology, no início deste ano, publicou um artigo sobre o uso de vitamina D e cálcio, possíveis protetores contra o desenvolvimento de câncer de intestino em mulheres. Esse estudo foi produzido por pesquisadores do Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças em Seoul, Coréia, juntamente a outros colaboradores.

48.115 mulheres americanas, sem doenças colorretais, foram avaliadas por um longo período (de 1980 a 2002). Elas foram submetidas a questionários sobre alimentação e realizaram ao final do estudo exames endoscópicos para analisar o surgimento de lesões no intestino e reto.

Do total de participantes, evidenciou-se 2.747 casos de câncer de intestino. Os autores perceberam que o uso de cálcio isoladamente encontrava pouca associação com o câncer colorretal; o mesmo observado quando a vitamina D era assim utilizada. Entretanto, quando observaram mulheres que ingeriam grandes quantidades de cálcio e vitamina D juntos, os pesquisadores notaram que havia menores riscos de desenvolver a doença, sendo essas substâncias associadas consideradas, portanto, como fatores protetores.

Mais pesquisas deverão ser feitas para a avaliação dos resultados. Contudo, o estudo aponta para uma ação importante da alimentação na prevenção de doenças como o câncer.

Fonte: American Journal of Epidemiology; 165 (10): 1178 – 1186 (March 2007) DOI: 10.1093/aje/kwm026

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários