Notícias de saúde

O que fazer para promover a saúde dos idosos

15 de maio de 2007 (Bibliomed). Uma grave e freqüente situação enfrentada pelos idosos, está associada às quedas. Devido ao estado de saúde muitas vezes comprometido, às dificuldades de visão e de andar, este problema pode levar ao surgimento de fraturas, medo e insegurança entre esses indivíduos, podendo até diminuir a sua capacidade de locomoção.

Estima-se que uma em cada 3 pessoas, com mais de 65 anos, caia pelo menos uma vez ao ano. Além disso, presume-se que 1 em cada 10 quedas, leve a uma fratura ou a um traumatismo grave, podendo inclusive provocar a morte.

Em decorrência desses fatos, uma pesquisa recentemente produzida por pesquisadores da Universidade Médica de Taipei, buscou comparar três diferentes programas de prevenção de quedas em idosos. Seus resultados foram apresentados pelo Journal of the American Geriatrics Society, em abril deste ano.

Os métodos de prevenção avaliados foram: educação; implantação de medidas de segurança em casa, treinamento com exercícios físicos e promoção de melhora da qualidade de vida, estes últimos, visando aprimorar as atividades diárias e prevenir o medo da queda e a depressão, entre pessoas com mais de 65 anos.

150 voluntários participaram da pesquisa, que durou 4 meses. Ao final desse período, os pesquisadores observaram que os resultados alcançados, com medidas que proporcionavam mais confiança e melhora da auto-estima, eram muito superiores às que apenas buscavam o melhor condicionamento físico, principalmente entre os idosos que recentemente sofreram alguma queda.

Portanto, métodos que abrangem a melhora do desempenho tanto emocional quanto corporal dos idosos, devem ser incentivados, com o intuito de alcançar uma melhor qualidade de vida e diminuir o risco de quedas.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society; 55 (4): 499 (April 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários