Notícias de saúde

Pesticidas podem levar ao câncer de mama

21 de março de 2007 (Bibliomed). O câncer de mama é um dos tumores mais comuns na mulher, sendo responsável por altas taxas de mortalidade. Além disso, costuma necessitar de tratamento cirúrgico agressivo, sendo comum a realização de mastectomia radical (retirada de toda a mama), a fim de se curar a doença.

Diversos fatores de risco são implicados como co-responsáveis no surgimento do câncer mamário, destacando-se a exposição a radiações, a história familiar e o uso excessivo de hormônios contendo estrogênio em altas doses. No intuito de reduzir as taxas do câncer de mama, diversas pesquisas são realizadas para tentar identificar os fatores de risco passíveis de controle.

Um destes estudos foi publicado em 2007, na revista American Journal of Epidemiology, por um grupo de pesquisadores norte americanos. Os autores procuram verificar se existe relação entre a exposição doméstica a pesticidas e um maior risco de surgimento do tumor na mama.

Os resultados apresentados revelaram, que as mulheres expostas continuamente aos pesticidas residenciais, apresentavam um risco 1,39 vezes maior de desenvolver o câncer de mama, em comparação com as que não se expunham a estes produtos químicos.

No entanto, mais estudos devem ser realizados, a fim de identificar os mecanismos pelos quais a exposição domiciliar aos pesticidas pode induzir ao surgimento do tumor na mama. Até que novos achados sejam divulgados, é recomendável evitar-se a exposição contínua a tais agentes químicos.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007 165(6):643-651

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários