Notícias de saúde

Medicamento para prevenção do câncer de mama

12 de março de 2007 (Bibliomed). O câncer de mama é um dos tumores mais comuns na mulher. É responsável por grandes índices de mortalidade no sexo feminino, bem como produz uma série de transtornos na vida das mulheres afetadas. Seu tratamento costuma ser agressivo, usualmente constando na retirada de toda a mama doente.

O câncer de mama apresenta um padrão familiar, sendo que uma herança genética já foi identificada como co-responsável pelo surgimento deste tumor. Acredita-se que o principal hormônio sexual feminino, o estrógeno, também esteja implicado na origem do câncer mamário.

O tamoxifeno é um medicamento capaz de impedir a ação do estrógeno nos receptores celulares presentes na glândula mamária. Com isso, poderia reduzir a ação deste hormônio sobre a mama, prevenindo contra o aparecimento do câncer. A fim de comprovar tal postulado, um grupo de pesquisadores europeus escreveu um estudo na revista Journal of the National Câncer Institute, em 2007.

A pesquisa avaliou um total de 7.145 mulheres, com idades entre 35 a 70 anos, durante um período de 8 anos. As participantes foram divididas em dois grupos, um dos quais recebeu uma dose diária de tamoxifeno durante 5 anos, enquanto o outro não utilizou tal medicamento.

Os resultados demonstraram que o número de mulheres com câncer de mama, após os 8 anos de seguimento, foi maior dentre aquelas que não receberam o tamoxifeno

Assim, os autores concluem que o uso de tamoxifeno pode ser uma arma importante na prevenção do câncer de mama, sobretudo em mulheres sob maior risco de apresentar tal tumor.

Fonte: JNCI - Journal of the National Cancer Institute 2007; 99 (4): 272 – 282

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários