Notícias de saúde

Aplicação de óleos na pele e o aumento de mamas em meninos

16 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). O crescimento das mamas em meninos, cientificamente conhecido como ginecomastia, é algo que, quando presente, incomoda as crianças e chama a atenção dos pais. Normalmente, esse desenvolvimento anormal é notado em crianças na pré – puberdade, sem nenhuma causa associada, mas pode também estar presente em adolescentes e adultos, principalmente naqueles que estão acima do peso. Isso é decorrente do fato de que o aumento da gordura do corpo, presente em indivíduos obesos, está relacionado ao aumento da produção de hormônios esteróides, responsáveis no desenvolvimento das mamas. Essas substâncias estão presentes habitualmente no corpo das mulheres, principalmente a partir da adolescência.

Um artigo publicado recentemente no The New England Journal of Medicine, em fevereiro deste ano, procurou esclarecer qual foi a causa do desenvolvimento de ginecomastia, em três meninos pré – adolescentes. Essas crianças eram até então sadias, e sem nenhuma alteração dos hormônios esteróides em seus exames laboratoriais.

Os autores da pesquisa perceberam que havia apenas um fato em comum entre esses três meninos: a aplicação na pele de produtos contendo óleo de lavanda e de chá, continuadamente.

Após a interrupção do uso desses produtos, por um curto período de tempo, a ginecomastia desapareceu completamente.

Alguns estudos revelaram que, especificamente esses dois tipos de óleos, apresentam propriedades semelhantes ao estrógeno (um hormônio feminino) e anti – androgênicas (contrárias aos hormônios masculinos). Isso talvez explique a causa do desenvolvimento de mamas neste meninos.

Fonte: The New England Journal of Medicine;5 (356): 479 – 485 (February, 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários