Notícias de saúde

Tratamento cirúrgico da espondilite anquilosante

27 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A espondilite anquilosante é uma condição que induz a uma reação inflamatória e deformidades na coluna vertebral e nas articulações da bacia. O tratamento é essencialmente clínico, porém técnicas de cirurgia têm sido descritas há mais de 50 anos.

Um artigo de revisão, publicado na revista Spine Journal em dezembro de 2006, analisou as diferentes técnicas acerca do tratamento cirúrgico das deformidades da coluna cervical, provocadas pela espondilite anquilosante.

O trabalho baseou-se principalmente na análise dos resultados de tratamentos feitos através da osteotomia – um procedimento cirúrgico no qual o osso é seccionado, para corrigir uma anormalidade. Foi avaliada a eficácia desse procedimento na melhora dos movimentos do pescoço, especialmente a flexão. Além disso, comparou-se a eficácia da osteotomia tradicional, com os novos métodos cirúrgicos, na melhora da rigidez da coluna cervical dos pacientes portadores de espondilite anquilosante.

Os pesquisadores analisaram cento e trinta e um casos, e os dividiram em dois grupos específicos: um com pacientes tratados no período de 1967 a 1997 através do método tradicional e outro de 1997 a 2003, com pacientes tratados através de métodos mais recentes. No primeiro grupo registraram-se cento e quatorze pacientes e no segundo, dezessete.

Os autores perceberam, que alguns cirurgiões, preferem utilizar a osteotomia com o paciente em posição reclinada e com anestesia geral (método convencional). Já outros realizam essa mesma cirurgia, com o paciente em posição assentada e com anestesia local (método utilizado mais recentemente). Os pacientes foram avaliados antes e após a cirurgia, por médicos não relacionados com os mesmos, sendo considerado como padrão principal o ângulo de flexão do pescoço.

Como resultado, ficou evidente que a tanto a técnica convencional, quanto a mais recente, não apresentam muitas divergências quanto aos resultados. Além disso, a cirurgia com o paciente assentado, permite uma melhor visualização das estruturas do pescoço, possibilitando uma melhor acomodação da posição da cabeça e do pescoço, bem como impedindo a compressão de qualquer nervo que passe na região.

Fonte: Spine. 31(26):3006-3012, December 15, 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários