Notícias de saúde

O que causa dor na coluna?

11 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A dor nas costas é uma das causas mais comuns de inaptidão para o trabalho em todo o mundo e a identificação de posturas ruins, ao assentar-se, pode ajudar a proteger a coluna e prevenir danos.

Um novo estudo sugere que ficar assentado por muitas horas seguidas, mantendo a coluna na vertical (por exemplo, quando estiver trabalhando em um computador), pode levar ao aparecimento de dor crônica nas costas. Ao invés de manter a coluna retificada, a melhor posição para a coluna seria um pouco reclinada, com um ângulo de 135 graus, em vez de um ângulo de 90 graus, para o qual a maioria das cadeiras de escritório são projetadas.

Segundo investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá, uma angulação de 135 graus entre a coluna e o quadril, parece ser melhor, do ponto de vista biomecânico, do que a recomendação usual de assentar-se com a coluna retificada e uma angulação de 90 graus. Os resultados do novo estudo foram apresentados na última semana no Congresso da Radiological Society of North America.

Usando técnicas de imagem de ressonância magnética, os investigadores estudaram as posições de assentar de 22 voluntários saudáveis, sem história de dor lombar. O equipamento de ressonância magnética permitiu liberdade de movimentos, tanto na posição sentada, quanto de pé, durante a aquisição das imagens.

Os investigadores usaram a RM para examinar a posição da coluna, enquanto os participantes assumiram três posições assentadas diferentes: debruçando-se para frente; assentado com a coluna em 90 graus; e numa posição relaxada, com o dorso reclinado para trás com aproximadamente 135 graus de angulação.

Os investigadores concluíram que a posição reclinada de 135 graus criou menos tensão na coluna, e o risco de surgimento de dor. Eles recomendam que as pessoas que se sentam por longos períodos, achem a postura ideal e usem uma cadeira que lhes permita reclinar.

Fonte: Radiological Society of North America, Chicago. Nov. 26-Dec. 1, 2006. Press release da Radiological Society of North America.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários