Notícias de saúde

Sofrimento após trauma é maior em mulheres

05 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Pode ser que mais eventos traumáticos sejam experimentados pelos homens, porém um novo estudo mostra a que as mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolverem o distúrbio de estresse pós-traumático (DEPT).

O DEPT é um distúrbio da ansiedade que surge após a ocorrência de alguma experiência traumática. Os sintomas podem incluir as lembranças e situações em que o indivíduo “revive" a experiência, problemas do sono, pesadelos, ataques de pânico, e depressão.

Numa nova pesquisa, investigadores fizeram uma revisão de 290 estudos realizados entre 1980 e 2005, buscando responder à pergunta: quem apresenta mais freqüentemente o estresse pós-traumático, as mulheres ou os homens?

Os resultados mostraram que os homens têm maior número de experiências traumáticas; porém as mulheres apresentam uma maior incidência deste distúrbio.

Especificamente, os pesquisadores encontraram uma maior possibilidade de que as mulheres tenham experimentado uma agressão sexual quando adultas, ou abuso sexual quando crianças. Elas apresentam, porém, uma menor chance, de se exporem a acidentes, agressões de natureza não sexual, desastres, incêndios, combate, guerra e assassinatos.

Segundo os investigadores, os resultados sugeriram que os traumas sexuais podem causar um maior sofrimento emocional e teriam uma maior probabilidade de causar o distúrbio do estresse pós-traumático, do que outros tipos de trauma.

O estudo foi publicado na revista Psychological Bulletin.

Fonte: Psychological Bulletin, November 2006; vol 132: pp 959-992.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários