Notícias de saúde

Pele das mulheres envelhece mais rápido

20 de outubro de 2006 (Bibliomed). A pele das mulheres pode envelhecer mais rápido do que a dos homens, sugere um novo estudo. Pesquisadores alemães utilizaram um aparelho experimental de laser, para determinar os níveis de colágeno e de elastina, abaixo da superfície da pele. O colágeno e a elastina são os responsáveis pela elasticidade, tônus e textura da pele; tipicamente, os seus níveis diminuem com a passagem dos anos.

Até o momento, a melhor maneira de avaliar o envelhecimento da pele consistia na retirada de um fragmento e na análise da composição de colágeno e de elastina. O novo procedimento, utilizando-se uma técnica de imagem com laser multifóton, pode ser uma maneira promissora de tornar esta análise bem mais simples.

Os investigadores utilizaram esse aparelho na pele dos antebraços de sete mulheres e de onze homens, com idades entre 21 e 84 anos. Após a obtenção das imagens e baseando-se nelas, os pesquisadores criaram um índice de envelhecimento da derme. Comparando-se as imagens obtidas, foi observado que o envelhecimento da pele foi mais evidente nas mulheres do que nos homens de idade semelhante. Ainda, o envelhecimento foi mais acentuado nas mulheres mais velhas, que já haviam passado pela menopausa.

Os investigadores concluíram, que o declínio hormonal da menopausa, poderia explicar esta aceleração no envelhecimento da pele, porém mais estudos são necessários para confirmar o achado de que a pele de homens e mulheres envelhece em ritmos diferentes. A pesquisa foi publicada no número 1 de outubro da revista Optical Letters.

Fonte: Optical Letters, Oct. 1, 2006; vol 31: pp 2879-2881.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários