Notícias de saúde

Primeira mulher a dirigir a Organização Pan-Americana da Saúde

21 de agosto de 2006 (Bibliomed). A médica Mirta Roses Periago chega ao Brasil no próximo dia 22 de agosto para o 11º. Congresso Mundial de Saúde Pública. Este será o maior evento de saúde pública e coletiva já realizado na América Latina, reunindo autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde para trocar experiências e debater questões e políticas, possibilitando um intercâmbio valioso. Neste contexto, o tema principal não poderia ser outro senão: Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado - Rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas. O Congresso terá sua abertura oficial na terça, dia 22 de agosto, com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, Patrus Ananias de Sousa.

Mirta Roses Periago é a primeira mulher, a dirigir a Organização Pan-Americana da Saúde desde a sua criação há 100 anos. Roses foi eleita por ministros da saúde do continente americano no dia 25 de setembro de 2002 durante a Conferência Sanitária Pan-Americana. O seu mandato é de cinco anos.

A Doutora Argentina Mirta Roses Periago, de nacionalidade Argentina, médica cirurgiã, formada pela Universidade de Córdoba, em 1969. Diplomou-se em Saúde Pública com orientação em Epidemiologia e o título de especialista em Doenças Infecciosas da Universidade de Buenos Aires. Em setembro de 2002, a Doutora Roses foi eleita pelos países das Américas, Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, e tomou posse no dia 31 de janeiro de 2003, convertendo-se na primeira mulher a alcançar esta posição no organismo de saúde mais antigo do mundo, fundado em 1902.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários