Notícias de saúde

Vício no uso da Internet é similar ao abuso de drogas

13 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Profissionais de saúde mental nos Estados Unidos destacaram o aparecimento de um novo problema psiquiátrico no mesmo nível que o alcoolismo, abuso de drogas ou adição ao jogo: o distúrbio do hábito de usar a Internet.

Este quadro acontece quando um trabalhador de um escritório norte-americano, cujo foco deveria estar na realização de tarefas de trabalho, ao invés disso está perdendo horas navegando na Internet ou jogando futebol virtual no computador. Ou quando um executivo está tão ligado ao seu aparelho handheld (como um Palm), que ele o confere como última ação à noite, antes de dormir, e no dia seguinte o consulta no momento em que abre os olhos pela manhã.

Estimativas publicadas na última semana na imprensa americana e européia sugerem que 10% dos usuários Internet nos Estados Unidos possam ser considerados como viciados na rede de computadores.

Pesquisadores do Internet/Computer Addiction Services de Seattle informaram que muitas das pessoas com adição à Internet apresentam níveis de dopamina alta. Outros profissionais de saúde sugerem que a Internet não seja um fator viciante, mas possa ser considerada como um facilitador para outros hábitos, como jogar e buscar pornografia.

Fonte: British Medical Journal online edition 02_12_05.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários