Notícias de saúde

Emergências pediátricas em vôos comerciais podem estar sendo negligenciadas

07 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Durante vôos comerciais, algumas pessoas podem experimentar problemas agudos de saúde e necessitar de atendimento de emergência. Para atender essa demanda, a maioria das companhias aéreas que atua nos Estados Unidos disponibiliza kits contendo material para atendimento médico de emergência.

Mas esses kits podem estar mal equipados e não serem adequados para o atendimento a crianças, revela estudo que acaba de ser publicado pela revista Pediatric Emergency Care.

Os pesquisadores realizaram uma análise das interconsultas feitas remotamente durante vôos, entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002. Foram identificadas 222 consultas pediátricas, representando 1 emergência pediátrica a cada 20.775 vôos. A idade média dos pacientes foi de 6,8 anos. Segundo a publicação, as emergências médicas mais comuns envolvendo crianças são de ordem infecciosa, neurológica ou respiratória.

O kit de emergência foi usado em 60 oportunidades. De acordo com especialistas, a maioria dos kits disponíveis não oferece medicações e equipamentos voltados para pacientes pediátricos. Essa negligência colocaria em risco as crianças que embarcam em vôos comerciais.

Fonte: Pediatric Emergency Care 21(11):725-729, November 2005.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários