Notícias de saúde

Crianças enfrentam dificuldades para receber tratamento psiquiátrico

31 de outubro de 2005 (Bibliomed). Embora um número considerável de crianças sofra com problemas mentais, apenas uma minoria recebe cuidados adequados, denuncia a revista científica Journal of Child Psychology and Psychiatry.

De acordo com a mais recente edição do periódico, uma das maiores dificuldades em prover cuidado adequado a crianças com problemas mentais reside na percepção que os pais têm de seus filhos doentes.

Não bastasse o despreparo das equipes de cuidado primário em lidar com psiquiatria infantil, muitos pais tendem a enfrentar dificuldades para reconhecer sintomas de problemas mentais em seus filhos. Estes pais tendem a minimizar ou problematizar excessivamente as manifestações de transtornos psiquiátricos.

Entre crianças nas quais a condição é reconhecida, aproximadamente metade é encaminhada a especialistas. No geral, até um terço de crianças com distúrbios recebem atendimento para problemas de saúde mental.

Fatores como o tipo e gravidade da desordem, percepção dos pais, idade e sexo da criança, e fatores familiares e sociais determinam quais crianças afetadas têm acesso a serviços especializados.

Fonte: Journal of Child Psychology and Psychiatry Volume 0 Issue 0 - September 2005

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários