Notícias de saúde

Nova pesquisa encontra uma resposta ética para o uso de células-tronco

25 de outubro de 2005 (Bibliomed). Uma pesquisa publicada na última semana na edição online da revista médica Nature informa que, pela primeira vez, células tronco embrionárias foram produzidas sem a destruição dos embriões - usando uma técnica que deverá superar a maioria das objeções éticas daqueles que se opõem à destruir embriões para as obter. 

Os investigadores trabalharam com camundongos, e conseguiram obter uma dúzia de linhagens celulares usando uma única biópsia de células do embrião, um método já utilizado para avaliar a presença de defeitos genéticos em embriões. 

Espera-se que esta técnica possa conduzir a novos tratamentos para seres humanos para uma escala inteira das doenças tais como as doenças dos neurônios motores e  do diabetes. 

A pesquisa foi conduzida por Robert Lanza e Young Chung, do Advanced Cell Technologies de Worcester, Massachusetts, que já tem planos para repetir a experiência com embriões humanos dentro de um ano, com vista a fornecer células tronco embrionárias para o uso em pesquisa.

Fonte: Y. Chung et al. Nature doi:10.1038/nature04277; 2005

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários