Notícias de saúde

Serotonina Pode Agir em Crescimento de Músculo Cardíaco

NOVA YORK (Reuters Health) - A serotonina, uma substância química comumente associada à regulação do humor no cérebro, parece desempenhar um papel-chave no desenvolvimento do músculo cardíaco, afirmaram pesquisadores.

Em um novo estudo, Canan G. Nebigil e sua equipe, da Universidade L. Pasteur, em Illkirch, na França, criaram ratos sem o receptor específico de serotonina conhecido como 5-HT2B.

A maioria dos ratos morreu quando fetos e aqueles que sobreviveram apresentaram corações menores do que o normal e pouco crescimento do músculo cardíaco após o nascimento, afirmaram os pesquisadores.

Os ratos que atingiram a idade adulta tiveram corações fracos, semelhantes a balões, de acordo com um estudo publicado na edição de 15 de agosto de Proceedings of the National Academy of Sciences.

Compreender como o desenvolvimento do músculo cardíaco normal ocorre irá encorajar avanços no tratamento de insuficiência cardíaca e outras doenças, concluem os pesquisadores.

"Estas descobertas devem facilitar o avanço genético e o desenvolvimento de uma nova droga para doenças cardiovasculares", afirmaram os pesquisadores.

A serotonina interage com pelo menos 15 diferentes receptores no corpo, afetando a função das células que carregam estes receptores.

A substância desempenha um papel importante no humor, no apetite, na memória, no aprendizado, na temperatura corporal, na pressão sanguínea e na função do coração e dos vasos sanguíneos e é encontrada principalmente nas paredes do intestino, no sistema nervoso central e em células plaquetárias que promovem coágulos no sangue.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários