Notícias de saúde

Cafeína pode aumentar risco de hipertensão em jovens

14 de Maio de 2004 (Bibliomed). A prevalência de hipertensão arterial entre jovens tem aumentado nos últimos anos. Nos Estados Unidos, os adolescentes de cor negra tem apresentado uma maior tendência para esta doença do que adolescentes de raça branca. Para compreender melhor esta situação, e verificar a importância de fatores alimentares na origem da hipertensão arterial, pesquisadores americanos buscaram analisar a importância do consumo de cafeína e sua relação com o surgimento de hipertensão arterial. A cafeína é considerada um fator de risco evitável para hipertensão e doença cardiovascular. Em adultos a fonte primária de cafeína é o café, mas entre os adolescentes a fonte principal são refrigerantes que contenham a substância.

Uma nova pesquisa, publicada na revista médica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine buscou avaliar os efeitos do consumo de cafeína sobre a pressão arterial de adolescentes afro-americanos. Foram avaliados os dados de 159 adolescentes.

Segundo os resultados desta análise, o consumo de cafeína pode aumentar o risco de hipertensão nessa população por determinar elevação dos níveis de pressão arterial após sua ingestão.

Mais estudos são necessários, entretanto, para saber se o consumo moderado de bebidas cafeinadas pode levar aos mesmos efeitos.

Fonte: Archives of Pediatric and Adolescent Medicine Vol. 158 No. 5, May 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários