Notícias de saúde

Pacientes com diabetes de tipo 2 deveriam tomar estatinas

10 de Maio de 2004 (Bibliomed). A maioria dos pacientes com diabetes de tipo 2 deveria tomar estatinas (medicamentos para redução do colesterol) para ajudar a prevenir os ataques cardíacos, tenham ou não eles taxas de colesterol altas, dizem novas diretrizes publicadas na semana passada na revista médica Annals of Internal Medicine.

As recomendações, feitas pelo American College of Physicians, indicam que pessoas diabéticas com mais de 55 anos devem fazer uso de doses moderadas de estatinas; segundo as mesmas recomendações, estas mesmas doses deveriam ser indicadas para pacientes mais jovens que tenham qualquer outro fator de risco para doença cardíaca, como pressão alta ou uma história de tabagismo.

As diretrizes são baseadas nos resultados de seis trabalhos sobre prevenção primária e oito estudos acerca da prevenção secundária das doenças cardíacas, em pacientes portadores de diabetes.

O maior estudo clínico que envolveu os pacientes com diabetes usou uma dose de 40 mg de sinvastatina. No momento, os investigadores estão analisando estudos recentemente publicados que indicaram que doses altas de estatinas poderiam ter resultados melhores na prevenção das doenças cardíacas nos diabéticos.

Fonte: Annals of Internal Medicine 2004;140:644-9

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários