Notícias de saúde

Boa parte das pessoas reza para ter melhor saúde

04 de Maio de 2004 (Bibliomed). Mais de um terço dos americanos rezam esperando ter uma melhoria em sua saúde, de acordo com um novo estudo publicado na semana passada na revista Archives of Internal Medicine.

Os investigadores dizem que oração é uma prática comum nos EUA., mas não se sabia exatamente se as pessoas usavam as orações para preocupações de saúde. Embora a oração não tenha nenhum efeito comprovado, os investigadores dizem que estudos prévios mostraram uma associação positiva entre espiritualidade e uma melhor saúde.

Segundo o novo estudo, 35% das pessoas pesquisadas disseram terem usado a oração em situações relativas à saúde no decorrer de um ano. O estudo demonstrou que a maioria das pessoas que usaram a oração por qualquer motivo estava também usando medicamentos convencionais simultaneamente.

Entretanto, apenas 10% dos que usavam a oração para condições psiquiátricas também estavam sendo atendidos por psiquiatra ou provedor de cuidados de saúde mental. Mas 74% dos que usavam a oração em casos de câncer também estavam sendo submetidos a tratamento médico.

A pesquisa verificou que tinham maior probabilidade de usar as orações em casos relativos à saúde as mulheres, as pessoas com mais de 33 anos, as pessoas com educação acima da escola secundária; as pessoas com história de depressão e de enxaquecas crônicas, e aquelas com problemas digestivos e de alergias.

Fonte: Archives of Internal Medicine, April 26, 2004; vol 164: pp 858-862.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários