Notícias de saúde

Violência no trânsito é tema do Dia Mundial da Saúde

07 de abril de 2004 (Bibliomed). Hoje (dia 07) comemora-se o Dia Mundial da Saúde. O tema de discussão deste ano é a segurança no trânsito. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência no trânsito mata anualmente cerca de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo. Desse total, 50% têm entre 15 e 44 anos, o que resulta em alto custo para os sistemas de saúde, além dos danos psicológicos aos familiares e amigos e conseqüências econômicas para os países.

No Brasil, os acidentes de trânsito provocaram, em 2002, a morte de mais de 32 mil pessoas nas ruas e estradas brasileiras, de acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

O governo brasileiro marcará as comemorações do Dia Mundial da Saúde com extensa programação em Brasília. Parte da programação contará com as presenças dos ministros da Saúde, Humberto Costa, e das Cidades, Olívio Dutra, do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa e do diretor do Denatran, Ailton Pires, entre outras autoridades.

Estão previstas várias atividades como uma passeata pela paz no trânsito, exposição de experiências bem sucedidas na prevenção de acidentes e mostra do Projeto Álcool, de Belo Horizonte, que chama atenção dos cidadãos para os riscos da perigosa combinação de consumo de bebidas alcoólicas e direção.

Importância - Pela importância que ocupa hoje na agenda de Saúde Pública, a OMS elegeu o tema segurança no trânsito para o Dia Mundial da Saúde. Em 2004, o lema da organização é “A segurança no trânsito não é acidental”. Além de estimular atividades em prol da Saúde Pública no planeta, o Dia Mundial da Saúde marca o aniversário de criação da OMS.

A definição pela OMS do tema segurança no trânsito tem por objetivo gerar o debate em torno dos impactos e custos sociais causados pelas seqüelas e mortes provocadas por acidentes nas ruas e estradas. A OMS também quer colocar em discussão os fatores que determinam a ocorrência dos acidentes, de forma que, a partir do melhor conhecimento dos fatores de risco, ações preventivas sejam desencadeadas, em todo o mundo.

De acordo com a OMS, somente um esforço coordenado dos governos e instâncias associadas para melhorar a segurança viária poderá alterar significativamente a situação, daí o lema do Dia Mundial da Saúde.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários