Notícias de saúde

Novas medidas no combate à morte súbita em jovens

23 de Março de 2004 (Bibliomed). A morte súbita cria sempre situações familiares de espanto, tristeza e muitas vezes, revolta. Ao atingir uma criança ou jovem aparentemente sadio previamente, a morte súbita é ainda mais perturbadora.

Apenas na Inglaterra, cerca de 400 jovens a cada ano apresentam morte súbita. Preocupadas com a perda destas jovens vidas, as autoridades de saúde pública anunciaram na semana passada novas providências para abordar este problema de maneira mais adequada, salvando vidas.

Entre as causas destas mortes se encontram principalmente as doenças cardíacas congênitas não diagnosticadas, e as doenças neurológicas. Outra causa freqüente se relaciona ao uso de drogas.

Na maioria das vezes, situações de doenças cardíacas e neurológicas não são conhecidas previamente, podendo a morte do jovem acontecer inclusive durante a prática de esportes em escolas.

As autoridades de saúde britânicas pretendem lançar uma campanha de esclarecimento e orientação à população, além de aconselhar a adoção de políticas para a prevenção destas terríveis situações.

Veja ainda:

Rastreamento de Risco Cardiovascular em Atletas Estudantes
Desfibriladores implantáveis previnem morte súbita

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários