Notícias de saúde

Crianças magras que engordam sob risco aumentado para diabetes

04 de Março de 2004 (Bibliomed). As crianças que engordam após os 2 anos de idade podem ter problemas de saúde, com um risco aumentado para a ocorrência de diabetes.

Segundo um novo estudo publicado na edição de 26 de fevereiro de 2004 da revista The New England Journal of Medicine, ter um peso menor do que a média antes dos 2 anos de idade, e ganhar peso acima da média após essa idade, tende a aumentar o risco do desenvolvimento de intolerância a glicose e/ou diabetes.

No estudo, um grupo de pesquisadores avaliou 1.400 homens e mulheres em Delhi, na Índia, desde o nascimento até uma idade entre 26 e 32 anos. Segundo eles, a maioria das associações relacionadas ao surgimento do diabetes foi relativa à aquelas crianças que saíram de uma situação em que se encontravam abaixo do seu peso ideal e que passaram para um novo patamar, acima de seu peso ideal, entre as idades de dois e doze anos.

Os investigadores especulam que isso possa se dever a situações em que a criança passa muito tempo assistindo televisão ou em jogos de computador, deixando de fazer atividades físicas e ganhando peso.

Fonte: The New England Journal of Medicine Feb. 26, 2004; vol 350: pp 865-875.

Veja ainda:

Sobrepeso é cada vez mais comum entre os jovens
Diabetes Cresce no Mundo e Alarma OMS
Diabetes: Saiba Mais Sobre Esse Distúrbio

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários