Notícias de saúde

O uso de antibióticos em animais pode afetar a saúde humana?

24 de dezembro de 2003 (Bilbiomed). A transmissão de doenças através da alimentação com a carne de animais é uma preocupação que vem à mente de todos, e é alvo de investigações freqüentes pelos serviços de Saúde Pública em todo o mundo.

Mas o que ocorre se um animal que serve de alimento recebe uma dose de antibióticos alta, capaz de passar através de sua carne para o organismo do homem que se alimentou dele?

Um estudo publicado esta semana na revista Journal of Antimicrobial Chemotherapy discute se o uso de antibióticos em animais poderia ter efeitos sobre a saúde dos indivíduos que consomem seus derivados na alimentação.

Segundo os pesquisadores, de diversos centros internacionais, os seres humanos poderiam desenvolver resistência bacteriana aos microorganismos mais comuns ao ingerirem a carne de animais que contenham antibióticos convencionais – ou seja, as bactérias mais danosas e perigosas poderiam ser selecionadas, a partir da ingestão continuada destas carnes. Os antibióticos atuariam sobre os microorganismos mais básicos, e acabariam por selecionar aqueles mais danosos no organismo humano. Em determinadas condições, como em situações de baixa resistência, estes microorganismos mais perigosos viriam a proliferar, causando infecções sérias.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários