Notícias de saúde

Resistência à insulina diminui riscos de depressão

16 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Estudos anteriores descobriram indicações de que a sensibilidade à insulina estava associada com um risco aumentado de suicídio. A hipótese seria a de que os indivíduos com uma resistência à insulina podem ter em seus organismos uma maior concentração de uma substância chamada serotonina, e como resultado disso, apresentarem uma menor possibilidade de desenvolverem depressão.

Para avaliar a hipótese segundo a qual a sensibilidade à insulina se relaciona com risco aumentado de depressão e suicídio, investigadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, realizaram um estudo envolvendo cerca de 4000 mulheres acima dos 60 anos de idade. Estas foram avaliadas quanto à presença de indicadores de depressão e de resistência à insulina

Publicado na revista British Medical Journal no último fim de semana, o estudo, que é parte do British Women's Heart and Health Study, confirmou haver uma relação inversa entre a resistência à insulina e a ocorrência de depressão, corroborando a idéia de um aumento de suicídios poderia estar ligado a situações de sensibilidade à insulina.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários