Notícias de saúde

Medicamento antigo tem mesma ação que novo remédio contra a esquizofrenia

27 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Um medicamento mais barato e mais antigo mostrou uma eficácia semelhante ao de um remédio mais novo e mais caro no tratamento da esquizofrenia. Isso é o que informa um novo estudo publicado ontem na revista JAMA - Journal of the American Medical Association.

No estudo envolvendo 300 pacientes, o haloperidol, a droga mais velha, foi comparado a olanzapina, vendido por Eli Lilly e Co como Zyprexa.

Os investigadores concluíram que havia pequena diferença entre as drogas na redução dos sintomas esquizofrênicos ou na melhora da qualidade de vida dos pacientes, embora a olanzapina tenha um efeito levemente superior na melhoria da memória e da função mental. Porém, os usuários da olanzapina tinham uma maior tendência a ganhar peso; a droga foi ainda ligada a um risco mais alto para diabetes.

O Haloperidol, vendido principalmente como Haldol custa, nos Estados Unidos, 6 centavos de dólar por dia para o paciente, comparado com o custo da olanzapina de mais de 8 dólares por dia.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários