Notícias de saúde

Derrame cerebral: reconhecimento imediato é fundamental

31 de Outubro de 2003 (Bibliomed). É pequeno o número de pessoas que conseguem reconhecer os sinais de um derrame cerebral e que tem uma idéia do que fazer frente a um quadro como este. Isso é o que revela um novo estudo publicado esta semana na revista médica American Journal of Preventive Medicine.

Segundo o estudo, menos de uma em cada cinco pessoas identificar o derrame cerebral (ou acidente vascular cerebral – AVC) ao se deparar com uma destas situações. E esta é uma situação crítica, pois existem novos tratamentos para os AVCs, mas os medicamentos devem ser administrados o mais rápido possível.

O tipo mais comum de derrame cerebral surge quando um coágulo oclui o sangue que vai até o cérebro. As pessoas que têm este tipo de AVC tem uma melhor evolução se tratadas com medicamentos capazes de desmanchar o coágulo; estas substâncias tem sua melhor ação durante as três primeiras horas depois do surgimento do coágulo.

Conseqüentemente, o reconhecimento de um quadro de derrame cerebral (AVC) e conseguir socorro adequado imediato podem fazer a diferença entre a vida e a morte para o paciente.

Os principais sinais que precedem um AVC são fraqueza súbita ou confusão mental, aparecimento súbito de fala arrastada, desorientação, e dificuldade de compreensão.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários