Notícias de saúde

Identificadas proteínas que ajudam o HIV a evitar as defesas do corpo

20 de Outubro de 2003 (Bibliomed). Um novo estudo publicado esta semana na revista Science revela que pesquisadores americanos identificaram proteínas que permitem ao vírus da AIDS evitar as defesas imunitárias e reproduzir-se. Esta descoberta acerca do comportamento do HIV abre caminho para a pesquisa de novos medicamentos contra a AIDS.

Segundo a equipe de investigadores da Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg, de Baltimore (Maryland), a descoberta indica o modo pelo qual o HIV (vírus da imuno-deficiência humana) consegue vencer as defesas imunitárias e infectar as células.

O vírus causador da AIDS contém um fator de infecção viral que é essencial para escapar ao agente antiviral natural da célula humana. Para impedir a eficácia do agente antiviral, o fator de infecção do HIV age com um grupo de proteínas para modificar e desagregar esse agente antiviral celular. O que a equipe de pesquisadores conseguiu foi exatamente identificar essas proteínas.

As experiências realizadas indicaram que o bloqueio da função deste grupo de proteínas torna o vírus da AIDS menos infeccioso e reduz a sua capacidade de suprimir o agente antiviral natural e as suas capacidades de proteção. Ao bloquearem a função do grupo de proteínas em combinação com o agente antiviral, os investigadores conseguiram reduzir em 90 por cento o poder infeccioso do HIV.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários